terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Trote Solidário "DAÍ BIXO" mostra que a Solidariedade não fica em Segundo Plano


Caminhando para o 3º ano consecutivo, a GABRIEL e a FATEC- Indaiatuba firmaram mais uma vez a parceria no Trote Solidário “Dai Bixo!”.

O Trote Solidário surgiu para inibir o bullying, como uma alternativa humana e socialmente correta de festejar um momento de vitória do cidadão que se empenhou para passar no vestibular e cursar uma faculdade que lhe possibilite condições de ocupar um lugar de destaque no mercado de trabalho e negócios.

O objetivo do projeto é disseminar o conhecimento da Gabriel sobre a doação de órgãos e tecidos criando situações de aprendizagem sobre os procedimentos necessários para ser um doador.

No ano de 2011 o projeto "Trote Solidário" foi inscrito no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e recebeu reconhecimento através da certificação.
Segundo a Fundação o prêmio foi criado em 2001 “buscando fomentar as práticas de Tecnologias Sociais para premiar práticas bem sucedidas de transformação social que aconteçam em todo o país”.

Neste ano, com a preciosa ajuda do Hemocentro da UNICAMP, foi realizada no dia 18 de fevereiro, pleno sábado de Carnaval, uma Campanha de Doação de Sangue envolvendo os alunos sua família e toda a sociedade. Com o tema “Antes da Folia, Doe Sangue e Alegria” a campanha foi um sucesso e provou que a solidariedade não pode ficar em segundo plano.

Parabéns a todos que participaram e puderam tornar possível esta Campanha.

 

4ª Mostra do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos


Em mais uma ação da GABRIEL o Polo Shopping de Indaiatuba estará realizando a 4ª Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos.
A mostra acontece de 15 de fevereiro a 31 de março de 2012 e apresentará 64 obras escolhidas entre os 200  trabalhos do acervo do Salão. Entre as obras escolhidas, a população poderá ter acesso aos trabalhos de diversos artistas de todo Brasil. As categorias Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos fazem parte do acervo da GABRIEL e  estão expostas no site www.gabriel.org.br.
A presidente da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho recebeu o convite do Polo Shopping Indaiatuba no final do ano de 2011 e desde então as duas organizações tem se empenhado para a concretização da mostra. A Fundação Pró-Memória, através de seu superintendente, Sr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus também se juntou ao projeto disponibilizando os expositores onde as obras serão fixadas.
O 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos é uma iniciativa da GABRIEL que aconteceu no ano de 2008 com exposição no período de 15 de agosto de 2008 a 15 de janeiro de 2009 no Museu do Casarão Cultural do Pau Preto em Indaiatuba. Depois disto mais três mostras já aconteceram sendo uma na cidade do Recife – PE em outubro de 2009, outra em setembro de 2010 na cidade de São Carlos – SP e a mais recente mostra aconteceu nas dependências do Hospital de Clínicas da UNICAMP  no período de 16 de março a 16 de junho de 2011.
Também em 2011, o projeto do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos recebeu a certificação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social que considerou que a iniciativa é capaz de modificar o meio ambiente onde é aplicada, contribuindo para a sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos.
Em parceria com a FATEC Indaiatuba, alunos que participam do Trote Solidário Daí Bixo! estarão ajudando na disseminação da informação sobre o assunto, além de outras ações, como a confecção do Cartão do Doador do BOS - Banco de Olhos de Sorocaba. O Trote Solidário também recebeu Certificação como Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, além de outras certificações recebidas através da FATEC Indaiatuba.

Esta Mostra tem como apoiadores as empresas Novartis Biociências, Supermercado Paguemenos, HAOC Saúde e do Instituto Thompson.