sexta-feira, 23 de setembro de 2016

OSC GABRIEL lança a 18ª Campanha Nacional de Doação de Órgãos


A OSC GABRIEL lança no próximo dia 27 de setembro, DIA NACIONAL DO DOADOR a décima oitava edição da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. No dia 24 de setembro acontecerá ainda uma ação de sensibilização e conscientização no Polo Shopping, das 10 às 20h.
Embarcando na ideia de que o Brasil é um dos campeões em reciclagem de latas e outros materiais, a OSC GABRIEL quer lembrar à população que a vida é um bem maior e que também pode ser reciclado por meio da doação de órgãos e tecidos. Por isso, o tema escolhido pela organização para ser abordado neste ano é “Doe órgãos. Recicle Vidas” e pretende levar à reflexão de que a vida também pode e deve ser reciclada.
Infelizmente, o país está longe de ser campeão quando o assunto é doação. Entre as diversos problemas enfrentados pelos milhares de brasileiros que estão na fila de transplante neste momento, encontra-se ainda a recusa familiar.
Outro fator que também tem que ser observado é a falta de envolvimento maciço da sociedade e da falta de políticas públicas com a causa. A soma de todos esses fatorestem gerado o desequilíbrio que se encontra hoje o processo DOAÇÃO X TRANSPLANTES.
Enquanto foram realizados cerca de 5.600 transplantes no ano de 2015, cerca de 32.000 pessoas estavam na fila de espera por transplante no mesmo período era, ou seja, somente pouco mais 15% conseguiu realizar o procedimento.
Pensando nisso a OSC GABRIEL tem buscado parceria junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado de São Paulo levando essa preocupação e apresentando sugestões para melhoria do quadro. Os primeiros resultados disso serão apresentados durante a cerimônia de abertura, incluindo os números de pessoas em fila de transplante do município.
Repetindo os anos anterior, diversos pontos da cidade estarão iluminados de verde, cor-símbolo da causa da doação de órgãos.
A OSC GABRIEL atua há 16 anos no incentivo à doação de órgãos e tecidos no país e tem se despontado nessa área como uma das principais fontes de informação sobre o tema, o que proporcionou diversas parcerias no ano de 2016, dentre elas duas campanhas publicitárias pro-bono de duas grandes agências do país e que serão apresentadas no dia 27 de setembro. Além disso acaba de ter renovado pela terceira vez o selo “Organização Parceira do Transplante” pelo Ministério da Saúde pelo reconhecimento da importância do trabalho para melhoria do processo de Doação/Transplante no país.

A cerimônia do dia 27/9 terá início às 19 horas e terá a seguinte programação:

19h - Abertura e Recepção

19h30 - Palestra de abertura com apresentação dos dados nacionais e locais, apresentação de vídeo e material de divulgação para o ano

20h - Palestra com Dra. Katia Aparecida Brito Eide – Hematologista do Hospital Boldrini com participação dos convidados para perguntas

20h40 - Apresentação do grupo cultural da ACENBI – Associação Cultural Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba iniciando a homenagem às famílias doadoras de órgãos e entrega de Certidões de Renascimento para transplantados presentes na cerimônia

21h – Encerramento

São parceiros da ação, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil, Unimed Campinas, Novartis Biociências, Rotary Club Indaiatuba, Laktus Café.

SERVIÇO:

24/9 – Das 10 às 20h no Polo Shopping Indaiatuba – ação de sensibilização, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, cadastro de doadores de sangue do projeto SANGUE CIDADÃO em parceria com o Rotary Club Indaiatuba;

27/9 – Início 19h - Dia Nacional do Doador – Câmara Municipal Indaiatuba - Rua Humaitá, 1167

apoio: