sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fique Ligado São Carlos é uma publicação da Fábrica de Motores Volkswagen

Postamos aqui o Informativo da Fábrica de Motores da Volkswagem na cidade de São Carlos.
Estivemos por lá e conseguimos passar o recado.

abraços a todos que nos ajudaram nesta jornada.


Edição 194 | Ano 2 | 28 de setembro de 2010

Dia Internacional de

Doação de Órgãos

Nessa segunda-feira, 27 de setembro foi comemorado o Dia Internacional de Doação de Órgãos. Nossa Unidade recebeu a ONG GABRIEL que, de maneira descontraída abordou o tema, através da realização de uma exposição de histórias em quadrinhos, charges e caricaturas, conscientizando os empregados sobre a importância da doação de órgãos.

Um único doador pode beneficiar até 25 pessoas e os transplantes mais comuns são de: coração, fígado, rim, pâncreas, pulmão, intestino, estômago, sangue, córnea, pele, medula óssea, dura máter, crista ilíaca, fáscia lata, patela, costelas, ossos longos, cabeça do fêmur, ossos do ouvido, safena e válvulas cardíacas.



Fundada em 30 de setembro de 2000 no município de Indaiatuba, a GABRIEL atua em todo o Estado de São Paulo com programas de incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e a Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural - DTN. Para um dos fundadores da ONG, Valdir de Carvalho, o maior desafio é justamente conscientizar a população sobre a necessidade do indivíduo manifestar em vida aos seus familiares, o desejo de ser doador. "As pessoas ainda não percebem que a probabilidade de necessitar de um transplante é bem maior que a de ser um doador".

Já Dr. Paulo Motta destacou que esse é um assunto pouco conhecido pela nossa população. "Essa iniciativa traz informações importantes e quebra paradigmas sobre o tema."


No Brasil, atingimos a marca de aproximadamente 70.000 pessoas (2007) aguardando por um transplante. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente com morte encefálica comprovada. Em 2009 o Brasil comemorou o aumento significativo de doações. Em junho deste ano, o país alcançou a meta para o ano de 8,6 doadores por milhão de população (pmp). Em 6 Estados Basileiros (2 do Sudeste, 2 do Sul, 1 do Nordeste e 1 do Norte) os números ultrapassaram a 10 doadores pmp.
Em países como a Espanha, essa relação chega a 35 pmp. A Argentina registra o número de 12 pmp. Assim como a GABRIEL, muitas outras ONGs se propõem a incentivar a doação e levar informação correta à população sobre Transplantes de Órgãos e Tecidos. (Fonte – Ministério da Saúde)



Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade!


O Fique Ligado São Carlos é uma publicação da Fábrica de Motores Volkswagen Produzido e editado pela Comunicação Interna | Expediente: Heliene Figueiredo (edição, redação e editoração eletrônica)