quarta-feira, 20 de junho de 2018

Festa Junina fará entrega da arte de Muralismo na Rua Regente Feijó

Projeto denominado MuralizAÇÃO alerta, “Não deixe entulho nas ruas. A vítima pode ser você! ”




No próximo dia 23 de junho, o projeto Olhos do Coração dos Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba - ADVI da OSC GABRIEL junto com o artista plástico Alexandre Keto, irá finalizar e entregar para o bairro da Cidade Nova, a arte conhecida como muralismo e que faz parte o projeto denominado MuralizAÇÃO. A primeira fase de instalação da arte aconteceu no dia 31 de março, quando a face voltada para a Rua Alm. Tamandaré foi entregue. Agora, a arte será finalizada e entregue para a população. O objetivo do projeto é alertar a população sobre não depositar entulhos nas calçadas e praças públicas indiscriminadamente, impedindo ou dificultando as pessoas com baixa mobilidade ou não a transitarem com segurança.

O projeto OLHOS DO CORAÇÃO recebeu o prêmio VW na Comunidade 2017 pela Fundação Volkswagen para realização do primeiro curso de Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais da cidade que capacitou onze deficientes visuais que receberam seus certificados no último 25 de maio em cerimônia realizada na Câmara Municipal da cidade. O artista plástico Alexandre Keto é morador da cidade de Indaiatuba e tem trabalhos realizados em vários países como Alemanha, Bélgica, Colômbia, EUA, França, Gana, Haiti e Senegal. No Brasil seu trabalho é reconhecido em cidades como São Paulo, Salvador, entre outras. Seu trabalho se caracteriza em identificar, reconhecer e dar voz as minorias e aos negligenciados. O próprio artista defini seu trabalho e diz, “ Eu acredito no papel da arte como uma ferramenta de transformação, que possibilita esta intervenção direta no ser humano, que abra horizontes e transcenda em muitos aspectos vitais, mas de uma forma real e acessível para que isso seja eficaz as pessoas. Por isso hoje desenvolvo minha arte em prol do trabalho social, sendo mais uma ferramenta de construção ao conhecimento”. Segundo o Censo de 2010, existem cerca de 500 deficientes visuais totais na cidade e mais de dois mil considerados como de baixa visão ou visão subnormal. 
O projeto quer ainda receber o apoio de comerciantes, escolas, associações, igrejas do bairro para conseguir disseminar a ação para suas localidades e tornar a Cidade Nova I, um Bairro Inclusivo. Para isso, o grupo confeccionou e irá distribuir 10 mil folhetos sobre a ação. São parceiros do projeto, Hidráulica Diclace, Jacitara, Tamandaré Tintas, Portão da Cerveja, Indaiá Tintas e Faculdade Anhanguera. Para comemorar a data, que será na véspera de São João, o projeto está preparando o “Arraial do Muro” que acontecerá a partir das 12h na Rua Regente Feijó que já conta com o apoio dos moradores da rua. Quando? Dia 23 de junho, das 12 às 18h Onde? Rua Regente Feijó esquina com Rua Almirante Tamandaré O que? Barracas de pastel, doces típicos, bebidas, quentão e muita alegria!