terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Campanha especial para doação de sangue acontece no sábado de Carnaval


Instituições da cidade se unem para repor os baixos estoques de sangue na região
O projeto Sangue Cidadão, idealizado pelo ROTARY CLUB Indaiatuba e OSC GABRIEL, realizará no sábado de carnaval, dia 6 de fevereiro, uma campanha extraordinária para atender as urgências e emergência ocorridas durante o feriado prolongado. A ação é uma parceria das duas organizações e seus apoiadores com o Hemocentro da UNICAMP e o SESI Indaiatuba.
Segundo indicadores do Hemocentro da Unicamp, os estoques dos tipos O e A estão abaixo do necessário, chegando próximo ao nível crítico de desabastecimento. Portanto, é extremamente importante que a sociedade se mobilize para fazer sua parte, doando sangue durante o carnaval. Uma única doação pode atender 4 pessoas.
A cidade de Indaiatuba já realiza coletas mensais na cidade, o que ajuda muito ao Hemocentro da Unicamp. No entanto, ainda há uma demanda reprimida muito grande de pessoas que gostariam de doar e não o fazem por falta de tempo e oportunidade.
Pensando nisso e na necessidade de aumentar o número de bolsas disponíveis para atendimento das urgências e emergências dos hospitais regionais desse período, o Hemocentro da Unicamp junto com o SESI Indaiatuba, Rotary Club Indaiatuba e OSC GABRIEL por meio do Projeto SANGUE CIDADÃO, organizaram a coleta de sangue extraordinária no sábado de carnaval, na sede do SESI das 8h30 às 12h.
Segundo os organizadores, a campanha visa principalmente aproveitar a oportunidade para oferecer o serviço junto àquelas pessoas que estarão na cidade durante o feriado. Para isso recomendam observar os impedimentos temporários para a doação antes de se deslocar até o local da campanha. Segundo o Hemocentro da Unicamp, cerca de 30% dos candidatos à doação não conseguem efetivar a doação por inaptidão clínica, ou seja, por estarem utilizando algum tipo de medicamento, por doenças crônicas não controladas, comportamentos de risco ou ainda pequenos quadros febris motivados por gripes, vacinas e outros. É importante também observar não ter ingerido bebida alcoólica por isso é importante consultar a tabela de impedimentos em http://gabriel.org.br/orientacao.html ou ligar no 0800 722 8432 e tirar dúvidas antes de sair de casa.
Os organizadores do projeto SANGUE CIDADÃO alertam para isso, pois “esta campanha será direcionada para apenas 120 candidatos à doação. Isso quer dizer que apenas esse número receberá a senha para passar pela triagem e é onde pode acontecer a rejeição do candidato por estar incluído em algum desses itens mencionados na listagem. O que queremos é otimizar a doação, tentando utilizar ao máximo as bolsas de coletas disponíveis”, enfatizam os organizados da ação.
Além da coleta, voluntários estarão presentes para realizar o cadastro dos interessados em participar do projeto SANGUE CIDADÃO.
O projeto SANGUE CIDADÃO é uma iniciativa do Rotary Club de Indaiatuba e OSC GABRIEL com apoio da UNIMED Campinas, Polo Shopping Indaiatuba, Rotaract Club de Indaiatuba, Laboratório Dra. Edna Jaguaribe, CIESP, ACENBI, Projeto Base, e Token, que tem entre seus objetivos formar um Banco de dados de doadores voluntários para atender campanhas emergências de doação de sangue. Saiba mais em www.gabriel.org.br.

Serviço:
Data: 06/02/2016
Horário: 8h30 às 12h

Local: SESI Indaiatuba -  Av. Francisco de Paula Leite, 2701 - Jardim Califórnia, Telefone:(19) 3825-4650