sexta-feira, 14 de março de 2014

Campanha de Prevenção de Doenças Renais em Indaiatuba e Dia Mundial do Rim

O objetivo da Campanha é chamar atenção da população em geral sobre as questões relacionadas à Doença Renal Crônica.



A OSC GABRIEL estará promovendo no dia 15 de março ação em comemoração ao Dia Mundial do Rim que acontece sempre na segunda quinta feira do mês de março, dia 13.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, as doenças renais já são consideradas uma epidemia do século XXI. Estima-se que no Brasil 10 milhões de indivíduos tenham algum grau de Doença Renal Crônica. Em seus estágios avançados, ela está relacionada a aumento de internações hospitalares, mortalidade cardiovascular, grande impacto na qualidade de vida e elevado custo para a saúde pública.

A Doença Renal Crônica faz os rins pararem de funcionar e é silenciosa nos estágios iniciais. As pessoas com o maior grau de risco são as que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, são sedentárias e tabagistas. Estas devem realizar exames regularmente.

A realização de exames como o de urina, rotineiramente e o de medição do nível de creatinina no sangue é importante para constatação da doença. Mudanças no estilo de vida como uma alimentação saudável, redução de sódio nos alimentos são medidas simples e importantes para evitar que o problema se desenvolva.

Outra opção de tratamento para a doença renal crônica avançada é o transplante renal, que está associado a menores taxas de mortalidade em longo prazo, melhor qualidade de vida e menores custos para a saúde pública. Na última década, o índice de transplante de rim teve aumento significativo no país, mas ainda não reduziu o número de pacientes em diálise, que dobrou no mesmo período. Mesmo com este aumentado significativo, 50% da fila de espera por um órgão ainda é representada pelos pacientes renais crônicos.

Programação:



Dia 15 de março Shopping Polo de Indaiatuba – 10 às 22h

Ação de saúde onde serão oferecidos diversos serviços gratuitos junto aos visitantes do Shopping como, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, IMC – Índice de Massa Corpórea, pesquisa de hábitos alimentários e físicos, distribuição de folhetos sobre prevenção em saúde e confecção do cartão do doador do BOS. A ação ainda contará com o Cadastramento Virtual de Doadores de Sangue do projeto SANGUE CIDADÃO, parceria com Rotary Indaiatuba.




As pessoas que passarem pelo Shopping nesse dia ainda poderão ter acesso a massagem relaxante realizada por massoterapeutas deficientes visuais da ADVI – Associação de Deficientes Visuais de Indaiatuba.

São parceiros do evento, Drogasil, Novartis Biociência, Rotary Indaiatuba, Rotaract Indaiatuba, Interact Indaiatuba, FATEC Indaiatuba, Polo Shopping Indaiatuba, BOS - Banco de Ólhos de Sorocaba, ADVI – Associação de Deficientes Visuais de Indaiatuba, Angels Indaiá e Hospice Angels.



Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3801-2047 ou no Facebook da organização  http://www.facebook.com/OngGABRIEL2012.

Veja as imagens de como foi evento no link abaixo:

https://plus.google.com/photos/+GABRIELONG/albums/5991788828447744881/5991788832267850322?authkey=CJ_Aw7er2p2iJw&pid=5991788832267850322&oid=101707808862263671050