sábado, 11 de agosto de 2012

FATEC Indaiatuba e GABRIEL realizam a 5ª edição do trote solidário “DAÍ BIXO!” – Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos


Confirmando o êxito das edições anteriores a FATEC Indaiatuba – Centro Paula Souza e a GABRIEL deram inicio ao 5º Trote Solidário “DAI BIXO!” - Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos, que aconteceu na última quarta feira dia 08/08/2012 no campus da faculdade.  Nesta edição foram recepcionados cerca de duzentos novos alunos.

O trote solidário da doação de órgãos e tecidos visa à mudança de conceito e comportamento durante o ingresso na vida acadêmica, introduzindo na universidade a cultura de paz propondo ações de cidadania que ajudem a transformar as humilhações e agressões usuais em ações solidárias em saúde.

A competição proposta aos calouros é saudável e visa criar circunstâncias para que sejam realizadas ações de sensibilização junto à comunidade, através de distribuição de folhetos explicativos sobre doação de órgãos, sangue, medula além de esclarecer dúvidas sobre o que significa o termo “morte encefálica”, considerado hoje uma das principais causas de recusa familiar para a doação.

Os alunos que mais se destacarem nas ações propostas no Trote, serão convidados para uma confraternização no Restaurante Rincão Gaúcho, parceiro nesta edição.
Como ações realizadas nas edições anteriores, os diretores da GABRIEL. Maria Inês e Valdir de Carvalho contabilizam que centenas de pessoas foram atingidas com as ações propostas pelos alunos, além dos resultados obtidos nas duas campanhas realizadas pelo projeto. No primeiro semestre de 2011 aconteceu a campanha de cadastramento de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro da UNICAMP. Em fevereiro de 2012 foi a vez da doação de sangue através da campanha “Antes da folia, doe sangue e alegria!” que colaborou com o aumento de doações no período de carnaval onde os estoques de sangue sempre ficam abaixo do necessário.

Todas essas ações aliadas aos esforços da FATEC através dos coordenadores, professores e alunos e da equipe da GABRIEL conseguiram o reconhecimento desse trabalho através de diversas certificações recebidas, com o certificado deTecnologia Social” concedido pela Fundação Banco do Brasil, Selo “Organização Parceira do Transplante” do Ministério da Saúde para a GABRIEL . Para a FATEC o reconhecimento veio através do Selo Instituição Socialmente Responsável pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Prêmio Cidadania sem Fronteiras” pelo Instituto de Cidadania Brasil e a certificação da Fundação Educar DPaschoal.

A presidente da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, reforça ainda que tudo seria mais difícil se não fosse o apoio de instituições e empresas socialmente responsáveis. Como parceiros da GABRIEL para esta edição, estão a Novartis Biociências, Unimed Campinas, HAOC Saúde, Instituto Thompson e o Restaurante Rincão Gaúcho.