quarta-feira, 9 de março de 2011

3ª Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos



A GABRIEL em parceria com o SPOT - Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da UNICAMP e com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba estará realizando a 3ª Mostra do 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos nas dependências do Hospital de Clínicas da UNICAMP.


O evento será aberto oficialmente no dia 16 de março, às 10 horas, no hall da Capela do Hospital de Clínicas, 3º andar, com a presença do Prof. Dr. Manoel Barros Bértolo, Superintendente do HC, Prof. Dr. Helder José Lessa Zambelli, coordenador do SPOT Unicamp, Pe. Norberto Tortorelo Bonfim e Pr. João Silvio Rocha da Capelania do HC e os diretores da GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Valdir de Carvalho.

A presidente da GABRIEL, Maria Inês, lembrou que o convite partiu do Dr. Helder Zambellli em meados de julho do ano de 2010 e desde lá a GABRIEL e SPOT Unicamp tem se empenhado para que a mesma pudesse ser concretizada. Um dos problemas encontrados foi a falta de expositores para a instalação das obras escolhidas. Maria Inês contou que foi nesse momento que entraram em contato com o Sr. Marcelo Cerdan, Superintende da Fundação Pró-memória de Indaiatuba, que prontamente aceitou a parceria cedendo 8 expositores.

A mostra acontecerá de 16 de março a 16 de maio e apresentará cerca de 64 obras escolhidas entre as categorias Cartum, Charge, Caricatura e História em Quadrinhos que serão trocadas a cada 30 dias, por outras obras, com o intuito de expor quase que a totalidade dos 200 trabalhos que fazem parte do acervo da GABRIEL e que estão disponíveis no site http://www.gabriel.org.br/exposicao.html

O 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos é uma iniciativa da GABRIEL que aconteceu no ano de 2008 com exposição no período de 15 de agosto de 2008 a 15 de janeiro de 2009 no Museu do Casarão Cultural do Pau Preto em Indaiatuba.

Mais duas mostras aconteceram sendo uma na cidade do Recife - PE em outubro de 2009 e outra em setembro de 2010 na cidade de São Carlos – SP.


A mostra da UNICAMP tem como patrocinador a Novartis Biociências e apoio do Supermercado PagueMenos, EXSA Incorporações e Participações, HAOC Saúde, Hospital Santa Ignês e Laboratório de Análises Clínicas Dra. Edna Jaguaribe.