quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Indaiatuba participa do III ENCIHDOTT no Hotel Royal Palm Plaza

fotos by Valdir de Carvalho

Entre os dias 24 e 25 de novembro último, a CIDOTI - Comissão Intersetorial de Doação de Órgãos e Tecidos de Indaiatuba participou de um dos mais importantes eventos voltados para a melhoria do sistema de captação de órgãos e tecidos para transplantes. Trata-se do III Encontro Nacional de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante que aconteceu no Royal Palm Plaza de Campinas. O evento fez parte da programação da III SEMADOTT - Semana de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes que aconteceu em São Paulo entre os dias 22 e 25 de novembro.

Estiveram presentes ao encontro a Assistente Social Lucia Helena Stifter e as enfermeiras Tatiana Berti e Josiele Proença do Hospital Santa Ignês, a Assistente Social Giane de Cássia Amstalden do Hospital Augusto de Oliveira Camargo, membros da CIHDOTT em seus respectivos hospitais. Também participaram do encontro os diretores da GABRIEL e coordenadores da CIDOTI local, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho e Valdir de Carvalho.

O evento reuniu as comissões de vários estados da federação com o propósito de discutir e propor formas de melhoria do funcionamento dessa importante ferramenta de atuação para melhorar as notificações de potenciais doadores aos Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos para transplante. As comissões são compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

A legislação atual obriga a todos os hospitais públicos, privados ou filantrópicos acima de 80 leitos a manter uma comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante atuante. Porém o que se observa em todo país é que essas comissões existem somente no papel, não desenvolvendo efetivamente o seu trabalho, que é o de viabilizar a doação de órgãos e tecidos.

O encontro foi totalmente gratuito e organizado pelo Centro de Educação em Saúde do Instituto Israelita de Ensina e Pesquisa do Hospital Albert Einstein de São Paulo e pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Lá esteve reunido importantes nomes como a Dra. Rosana Reis Nothen, coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes e Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da ABTO – Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Dr. Valter Duro Garcia, Coordenador da Central de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, Dr. Luiz Augusto Pereira, Coordenador da Central de Transplantes de São Paulo e Dr. Joel de Andrade, Coordenador da CNCDO de Santa Catarina. Estiveram presentes também, médicos representantes de diversas associações como o Conselho Federal de Medicina, CONASS - Conselho Nacional de Secretários de Saúde, AMIB - Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Ainda como palestrantes os Neurologistas Dr. Carlos Silvado e Dr. Luiz Antonio da Costa Sardinha.

Entre os diversos assuntos discutidos nos dois dias, destacamos a apresentação da nova resolução do Conselho Federal de Medicina que deverá alterar o tempo atual entre os exames de confirmação de morte encefálica, Capacitação e remuneração dos membros das CIHDOTTs, melhoria na atuação das CIDHOTTs e Serviços de Procura de Órgãos em locais remotos, posicionamento do Sistema Nacional de Transplantes sobre os investimentos no setor, entre outros.


Durante o evento, Maria Inês e Valdir entregaram oficialmente a Dra. Rosana Reis Nothen, pesquisa sobre doação de órgãos realizada pela GABRIEL em parceria com a FATEC-Indaiatuba e SPOT Unicamp. A presidente da GABRIEL, Maria Inês, considerou bastante produtivo o encontro e espera que os representantes dos hospitais locais tenham aproveitado a oportunidade e que transmitam para os seus Diretores Clínicos a importância da participação do município no processo de captação de órgãos e tecidos para transplantes no país.



Na foto acima: Giane do HAOC, Tatiana e Josieli do Santa Ignes, M. Inês da GABRIEL e Lúcia do Santa Ignes.


Na foto acima grupo formado para discutir sobre o tema "Exames de Doadores de Múltiplos Órgãos".