domingo, 31 de maio de 2009

O Brasil atinge a meta de 1 milhão de cadastros de doadores de medula óssea.

Na última quinta feira, 28 de maio, os diretores da GABRIEL, Maria Inês T.A. Carvalho e Valdir de Carvalho estiveram presentes ao evento realizado pela AMEO – Associação de Medula Óssea em São Paulo.


O coquetel oferecido pela AMEO no Espaço Araguari no Jardim Europa, foi para comemorar o fato de o Brasil ter atingido a meta de 1 milhão de cadastramentos de doadores voluntários de medula óssea, meta essa que deveria ser atingida até ano de 2010 segundo o Ministério da Saúde.
Esse número fez com que o Brasil se torne o 3º maior banco de doadores do mundo, tendo como 2º colocado a Alemanha e o 1º o EUA.
Durante a cerimônia foram apresentados os números atuais da situação do Transplantes de Medula Óssea no país e um apanhado geral da atuação da AMEO para realização do crescimento do número de cadastros.
Finalizando foram ouvidos depoimentos de 2 doadoras e de 2 receptoras de medula, momento de muita emoção.



A cerimônia foi encerrada com a entrega de troféus aos parceiros da AMEO que viabilizaram a realização desse importante trabalho para o país.
A AMEO é uma OSCIP sediada na Capital de São Paulo que iniciou suas atividades quando o Brasil contava com apenas 12.000 voluntários cadastrados no REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula. Ela é a única associação autorizada pelo Ministério da Saúde a efetuar o cadastramento junto ao REDOME, além dos Hemocentro autorizados. Através de suas campanhas contribuiu com 150.000 novos cadastros de doadores voluntários de medula óssea.

A GABRIEL muito se honrou com o convite, pois fomos responsáveis pela organização da 1ª Campanha de Cadastramento realizada no município de Indaiatuba, onde realizamos 620 cadastros numa belíssima campanha de solidariedade entre AMEO, GABRIEL, Secretaria Municipal de Saúde e SESI.
Durante o evento em São Paulo, a GABRIEL pode informar à diretoria da AMEO e do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia que a partir deste ano, o município já conta com o Dia Municipal de Incentivo ao Cadastramento de Doadores de Medula Óssea.
A lei, aprovada pela Câmara Municipal de Indaiatuba durante o mês de maio é de autoria do ver. Luis Alberto Pereira (Cebolinha), institui o dia 1º de outubro como o Dia Municipal de Incentivo ao Cadastramento de Doadores de Medula Óssea que terá por objetivo efetuar campanhas locais para fazer crescer ainda mais o número de cadastrados.
Apesar da significativa marca de 1 milhão esse é um número ainda aquém do necessário, uma vez que a busca por um doador compatível pode chegar a uma em cem mil ou até de uma em um milhão!
Por isso começamos agora uma nova etapa. A meta de atingir 2 milhões de cadastros ativos. E a GABRIEL em parceria com a AMEO fará sua parte!