quarta-feira, 18 de março de 2009

Cidades apagarão suas luzes de Norte a Sul do Brasil

A GABRIEL participa da "Hora do Planeta".
Participe você também.
http://www.earthhour.org/news/br:pt-BR
A Hora do Planeta 2009 pretente alcançar mais de um bilhão de pessoas em mil cidades do mundo todo, convidando comunidades, empresas e governos a desligarem as luzes por uma hora às 20h30 do dia 28 de março para mostrar ao mundo de que nós nos preocupamos com as mudanças climáticas.
Cadastre-se e faça parte desta contagem! Ao se registrar, você receberá boletins eletrônicos com dicas ambientais e um lembrete para a grande noite.
Quem quiser demonstrar que é contra as barbaridades que estão sendo cometidas contra o nosso planeta, desliga a luz da sala de sua casa durante uma hora. Não tem nada a ver com a questão de economizar energia, é uma demonstração de consciência. Esta é a base de nosso trabalho na GABRIEL, estimular e ampliar a consciência de todos para o bem comum.
Começou a ser veiculada nas emissoras de TV a nova campanha publicitária da Hora do Planeta. O filme, criado pela agência DM9DDB, contou a participação de um time de artistas e atletas que se engajaram na luta contra o aquecimento global. Luciano Huck, Fernanda Keller, Eduardo Moscovis, Cynthia Howlett e Lulu Santos estão entre as personalidades que vestiram a camisa do movimento.


domingo, 15 de março de 2009

INICIO DO CICLO DE PALESTRAS DA GABRIEL

Na última quinta feira, dia 12 de março, estivemos na sede do CAMPI - Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba para um bate-papo sobre doação de órgãos.
Durante a apresentação contamos aos alunos um pouco da história da GABRIEL e qual a proposta que temos de informação sobre Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e a Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural.
A idade média dos alunos é de 16 anos e a atenção e interesse pelo assunto é visível. E nós acreditamos na capacidade desses adolescentes em assimilar essas informações e multiplicar o conteúdo recebido.
Essa não foi a primeira vez que estivemos lá. É a quarta turma de alunos que tivemos a oportunidade de transmitir o conteúdo de nossas palestras à convite da Professora Fátima.
A partir desse evento inicia-se o ciclo de palestras para o ano de 2009 que estaremos fazendo em escolas, empresas e associações.
Parabéns aos alunos e diretoria do CAMPI e obrigado pela recepção.


Apresentação da GABRIEL em Jantar do Rotary Clube de Indaituba Votura

No último dia 11 de março a GABRIEL foi convidada pelo Rotary Clube de Indaiatuba Votura para participar de jantar para apresentação de seus projetos.
Nessa oportunidade pudemos contar como nasceu a GABRIEL
e mostramos um pouco do trabalho que desenvolvemos no decorrer de 10 anos de atividades, além da apresentação das atividades programadas para 2009.
Além dos membros rotarianos estiveram presentes alguns de nossos colaboradores. Na foto, da esquerda para direita, Giovana, Márcia Tavares, Maria Inês Carvalho, Maria Elídia A. Picarelli, Izaltinio de Correia Neto, Kleber Patricio, Ivan dos Santos e esposa. Estiveram também presentes Valdir de Carvalho e Dr. Tulio José Tomass do Couto.

Ao final da apresentação recebemos das mãos da Sra. Lucia Helena Stifter e do Presidente Sr. Frederico Tertuliano Engellmann o Diploma de Participação.
Agradecemos a oportunidade dada pelo Rotary e esperamos o iníc
io de uma boa parceria para a realização dos projetos apresentados pela GABRIEL.

1ª Campanha de Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural

No dia 11 de março, a GABRIEL lançou, em um gostoso café da Manhã na Padaria Suiça para todos os jornalistas da cidade, a Campanha de Prevenção dos Defeitos do Tubo Neural, sob a coordenação do jornalista Kleber Patricio e com o apoio da Clínica Thompson.

Estiveram presentes além dos jornalistas convidados a Diretoria da GABRIEL, Dr. Túlio José Tomass do Couto; Maria Elídia Andrade Picarelli e Rita de Cássia JianPaulo F. Vaz da Secretaria Municipal de Saúde; Ivan dos Santos da Intermezzo Brasil.


A Lei nº. 5339 de 30 de abril de 2008 e publicada em 09 de maio do mesmo ano de autoria do Vereador Tulio José Tomass do Couto, institui a Campanha para prevenção dos Defeitos do Tubo Neural – Anencefalia e Espinha Bífida no município de Indaiatuba.

Apesar de ser um assunto pouco difundido, o DTN - Defeito do Tubo Neural é uma das principais malformações fetais ocorridas no país e no mundo.

O DTN apresenta dois tipos distintos de malformações: a Anencefalia e a Espinha Bífida.

A Anencefalia é a única malformação classificada como totalmente incompatível com a vida. Já a Espinha Bífida é responsável por 10% de todo atendimento feito pela AACD e a Sociedade Brasileira de Genética Clínica alerta que a cada 3 horas nasce no país uma criança com anencefalia.

Médicos que atuam na área são unânimes em dizer que podemos classificar os casos de DTN como uma epidemia. Na opinião do ginecologista e obstetra Thomas Rafael Gallop, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, trata-se de um problema de saúde pública.

A GABRIEL não poderia fugir a sua missão de informar e conscientizar, iniciando assim uma nova campanha para informar às mulheres em idade reprodutiva sobre a importância da prevenção através do uso correto do ácido fólico, vitamina do complexo B. Ela destaca-se por participar de inúmeras reações metabólicas indispensáveis para a biosíntese normal do DNA e que deve estar presente em níveis desejáveis no sangue da gestante no momento da formação do tubo neural que ocorre entre o 24° e 28° dia de gestação. A interrupção da biosíntese do DNA pode impedir o fechamento do tubo neural.

A Campanha que se inicia nesta semana será trabalhada pela GABRIEL durante todo o ano através da distribuição inicial de 20.000 folhetos e 500 cartazes a serem distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e da Saúde da Mulher, consultórios ginecológicos que atendem convênios e particulares e nas escolas de ensino médio e faculdades.

A partir do mês de maio serão programadas palestras com médicos e nutricionistas direcionadas para a população bem como para os profissionais de saúde que atuem diretamente com a saúde da mulher. O calendário será apresentado à imprensa tão logo tenhamos as datas e locais definidos.

A prevenção é um ato de responsabilidade que pode preservar a vida do futuro bebê.